BOCAPIU

A Grande Herança

A Grande Herança

Texto e Fotografia de Allan Lusttosa.
, Salvador, Bahia.

O Processo migratório de homens e mulheres da África para o Brasil teve a Bahia como o principal porto de ingresso da grande diáspora africana que nos rendeu uma grande herança. Estes povos que atravessaram as águas que separam o Brasil de terras africanas trouxeram crenças, hábitos e costumes, de tal maneira que teria re/organizado parte de um ambiente africano do lado de cá do Atlântico.

Dessa ambiência faz notar uma enormidade de aspectos: Aqui tem relevo as festas, sobretudo as de cunho religioso, os ritmos e sons de instrumentos musicais, gingados, os sabores de nossa culinária, elementos do idioma e do vestuário etc. Trata-se da construção identitária. Culturas e modos de vidas africanas, entre outros aspectos que influenciaram a identidade brasileira. Deveríamos conectar mais com as culturas do velho continente na mesma medida com que somos convocados para a valorização de culturas americanas e européias.

A fotografia pode nos ajudar na compreensão do que chamamos identidade “aquilo que se relaciona com o conjunto de entendimentos que uma pessoa possui sobre si mesma e sobre tudo aquilo que lhe é significativo.” Os elementos presentes nessa fotografia feita no espaço encarnado e festivo a Nossa Senhora da Conceição em Salvador, que é também marcada e abrilhantada pela presença de pessoas de diversos terreiros de Candomblé, revelam elementos que chamamos de baianidade ou cultura, elementos da grande herança ou de nossa ancestralidade.

*Fotografia: Em solo brasileiro pedras portuguesas com elementos da religiosidade de matriz africana.

Allan Lusttosa é natural de Formosa do Rio Preto-BA. Sua formação é em Fotografia pela UNIJORGE e reside em Salvador-BA. Allan faz da fotografia militância social, tendo como fio condutor a cultura e a religiosidade popular. Participou de exposições coletivas “Nlà Ijogum (Grande Herança)”, que retrata os fragmentos da cultura afrodescendente através das festas populares da Bahia; “Biomas em Diálogos – Imagens e Atos”, que revela povos e biomas, na Bahia e Sergipe, em sua diversidade e beleza, força cultural, religiosa e ambiental. Recentemente participou da Campanha “150 Fotos pela Bahia”. Essa iniciativa teve a intenção de contribuir com projetos sociais em tempos de pandemia. Instagram @allanlusttosa.